top of page

PONTOS

Pontos indica onde tudo se inicia, a partir do que pode ser visto como um ponto. Ponto é a menor parte de um todo, de onde se traçam retas e planos posteriormente, ou a menor partícula de um todo mais complexo e interligado. O ponto determina todo o processo, o caminho, a forma. Determina como se inicia, assim como determina uma arte, um corpo. 

Um ponto é uma gota de água em um concreto, uma lua no universo, ou um átomo em uma célula. É onde se inicia uma onda e se espalha no todo. Um ponto é uma partícula de sentimento em uma relação maior, é o encontro de escolhas, de onde sai uma direção.

ONDE TUDO SE INICIA
FORMA UM PLANO
UMA TRAJETÓRIA
A INTERSEÇÃO DE DOIS CAMINHOS
ESCOLHAS E DIREÇÃO
PRIMEIRO ELEMENTO PARA UMA ARTE
DETERMINAÇÃO NO PLANO E NO ESPAÇO
GOTA, LUA
ÁTOMO
PARTÍCULA DE UMA RELAÇÃO MAIOR

PLANOS

Um plano nos mostra a direção do caminho. É quando se formam linhas que se interligam, dando mais sentido ao quadro. Uma posição no espaço, que posteriormente gera todo um movimento maior. Plano é o componente que enquadra uma visão, um foco. Momento em que se determinam medidas. As joias foram baseadas em planos como resultado de uma combinação de pontos. As superfícies geradas são como uma base para uma estrutura, uma firmeza e traçados constantes que devem conduzir uma relação.

O CONTATO COM UMA SUPERFÍCIE,

A BUSCA PELA CONSTÂNCIA

COMPONENTE DE ENQUADRAMENTO,

DETERMINAÇÃO DA DISTÂNCIA.

MOMENTO NO QUAL SE DEFINE O CAMINHO.

UMA NOÇÃO COMPLETA.

POSIÇÃO E MOVIMENTO.

FLORESCER

Momento de desenvolvimento, movimentos que geram brilho, encorpando-se sutilmente. Momento em que se gera uma ligação, onde um plano funciona melhor com o outro, a existência de colaborações essenciais. A joia nesta fase ganha superfícies curvas, formas mais livres, como movimentos de pétalas, e cada parte de uma flor cultiva toda uma energia. O desenvolvimento livre e colaborado, gera um brilho próprio em cada um, que traz uma energia para toda uma interligação de relações.

A ARTE DE BRILHAR, DESENVOLVER-SE.

A EXISTÊNCIA DE UMA PÉTALA TÃO NECESSARIAMENTE

QUANTO A OUTRA, CULTIVANDO A VIDA DO TODO.

O VIGOR E ENERGIA DA NATUREZA.

UMA JOIA. UMA ARTE.

O MOMENTO IDEAL DE GERMINAR PUREZA E GRAÇA.

FORÇA

A força como lei, modifica a velocidade. momento em que a força gera um estimo na elaboração. A joia expressa a força em seu estado mais bruto, onde há uma camada espessa interna não corroída.  Esta camada faz de uma pessoa um guerreiro, que não se acaba, mas se aperfeiçoa com cada ação recebida em sua superfície. A força gera uma reação de igual potência, assim é a vontade gerada por um impacto na vida. Vontade de cantar o canto do guerreiro.

FORÇA E MOVIMENTO, ESTIME A VIDA. MUDANÇA NA MATÉRIA. A TRANSPARÊNCIA NAS AÇÕES SE MOSTRA EM SUA FORMA BRUTA.

ENFRENTE O IMPACTO, A VONTADE QUE SURGE, É UMA REAÇÃO DE IGUAL FORÇA.

SE FAÇA AVANÇAR, O QUE CORRÓI A SUPERFÍCIE, DE IGUAL FORMA PREPARA PARA APERFEIÇOAR. CANTE A ALEGRIA EM SEU BRUTO TATO

ADAEQUATIO

Estruturas naturais são a maior fonte de adequação, continuidade, e são incansáveis em instigar. O belo encontrado na natureza é o mais misterioso e simples, agradável e potente. As joias se baseiam em estruturas da natureza, onde se completam os pontos, planos, curvas, luzes, e força. A sensação diante dessa arte perfeitamente calculada, estruturada e sensível, faz florescer sonhos, assim como uma contínua adaptação faz florescer vínculos. As ligações na vida são então, melhor estabelecidas.

ESTRUTURA NATURALMENTE CALCULADA, SIMBOLIZANDO

A MAIOR BASE DE ADEQUAÇÃO.

COMPLETAM-SE PONTOS, PLANOS, CURVAS.

FLORESCE O SONHO, VÍNCULOS.

FIRMA-SE NA COMPLEXIDADE, AGRADA NA SIMPLICIDADE.

SINTA A FORÇA. O NASCER MAIS ANTIGO, QUE SERÁ SEMPRE

MAIOR NO TEMPO, INTRIGANTE E TRANQUILO,

MISTERIOSO E INSPIRADOR. PERMITA-SE.

TEMPO

O tempo nos mostra tudo que precisamos, restaura,  fortalece, esclarece. O tempo antigo que fica na memória, resgatando pontos que ligam os momentos. O tempo motivador de uma dinâmica velocidade, que nos proporciona projetar formas leves e fortes. As joias se baseiam tanto em brincadeiras antigas de papel em que usávamos técnicas de origami, como também em estudos relacionados a velocidade do tempo, onde podemos ver soluções aerodinâmicas geradas por formas interligadas. Da mesma forma quando aplicado a um projeto, o estudo do tempo nos mostra que tudo está conectado na vida, na natureza, na história.

A FORÇA DO TEMPO

DOBRADURAS DA HISTÓRIA QUE FICAM NA MEMÓRIA

O TEMPO EM QUE SE VIVE

SUA DINÂMICA VELOCIDADE

ACONTECIMENTOS COMO VÉRTICES DE LIGAÇÃO DOS MOMENTOS

E LIGAÇÕES QUE FAZEM O AR

PASSAR DE FORMA CONTÍNUA PELAS GEOMETRIAS DA VIDA

LIGAÇÕES DE FORÇA EM UM TEMPO LEVE

CALVET

O valor do que é natural, desde aceitarmos como somos, e gostarmos da nossa pele pura e simples, como de todas as formas naturais. Gaudi já na sua época projetava formas baseadas na natureza, e também criações livres que se originaram do seu próprio eu. Formas da casa Calvet foram inspiração para chegarmos a joias orgânicas naturais e livres. Mais do que a forma, podemos ver o valor do natural ao termos o próprio estilo, sem seguir paradigmas, apenas o que é inerente a nós.

A REVELAÇÃO DO QUE É NATURAL

O EVIDENCIAR DA PELE, PURA E SIMPLES

O VALOR MAIS AUTÊNTICO NO NÃO PARADIGMA

NÃO MAIS DO QUE É VITAL

O MÍNIMO, INERENTE AO MODO PRÓPRIO DE SER

QUE PERMANECE NO TEMPO,

ORGÂNICO E PECULIAR

MOTION

A linha motion traduz a ciência do movimento, os impulsos e energias visualizados através das formas resultantes nas joias. Uma dinâmica de diferentes graus de intensidade, reunindo o intuitivo com a matemática e a física, com movimentos contínuos e fluidos. É o momento de  uma harmonização de energias e uma clareza no jeito, na forma de conduzir as coisas.

UM IMPULSO RESULTANTE,

INTUIÇÃO E FLUIDEZ

ENERGIAS HARMONIZADAS E UMA CONDUÇÃO CLARA

UMA DINÂMICA DE DIFERENTES GRAUS

GRAUS DE INTENSIDADE EM MOVIMENTO

E O MOVIMENTO EM SUA CIÊNCIA

A Linha Tides traz uma relação entre alterações DAS MARÉS na Terra, e alterações DAS NOSSAS MARÉS, no campo das emoções, ambas causadas por efeitos externos combinados a circunstâncias internas. Alterações cíclicas do nível das águas do mar são causados por efeitos combinados da rotação da terra com as forças gravitacionais da Lua e do Sol. Quando o Sol e a Lua estão alinhados, a influência desses astros se reforçam mutuamente, produzindo as maiores marés altas e as menores marés baixas. Assim como nas águas, nossas ações, comportamento, humor, recebem estímulos e forças externas. Passamos por marés altas e marés baixas, a preamar, o estofo, a vazante, e muitas variantes. Da mesma forma que as marés, nosso estado é um fenômeno cíclico, que varia conforme os alinhamentos das energias, as forças circunstanciais externas, e como está desenhado o nosso estado interno. As joias trazem essas variações, alterações no nível das formas, causadas por forças externas, com resultados conforme o alinhamento dos estímulos.

AS MARÉS

E AS NOSSAS MARÉS

TERRA, ÁGUA, AÇÕES, HUMOR

UMA COMBINAÇÃO ENTRE ROTAÇÃO E GRAVIDADE

UMA COMBINAÇÃO ENTRE INTERNO E EXTERNO

ALINHAMENTOS E ESTÍMULOS

A LUA E O SOL, AMAR

PREAMAR

EMOÇÃO, ENTREMARÉS

UM INSTANTE, CO MAREAL

ALTERAÇÕES CÍCLICAS E O DESENHO DAS FORMAS

DO NOSSO ESTADO INTERNO

SEDIMENTOS

Essa linha tem como foco deixar aparente o processo de construção. Esse processo é resultado do estudo de como são formadas as rochas sedimentares e suas características, gerando texturas e formas como consequência específica dessa técnica. As formas continuam livres e esculturais, porém dessa vez, foram feitas por deposição manual de camadas - Camada por camada de restos de cera de outras produções, assim como são formadas na natureza, por deposição de fragmentos provenientes de matéria. 

As camadas das rochas sedimentares são resultantes da interposição lenta e gradual de sedimentos, compactados com o passar do tempo. Estudá-las é uma das formas mais eficazes de saber o passado histórico e biológico do Planeta.

As Rochas podem ser: Clásticas - oriundas do acúmulo de partículas de rochas já existentes;  Químicas - oriundas de restos de minerais salinos que, originados pelo intemperismo químico misturam-se nas águas e, posteriormente, precipitam-se, formando rochas como calcita, dolomita e outras; Biogênicas - oriundas de materiais gerados por organismos vivos como corais, moluscos e foraminíferos, que podem mais tarde formar calcários. Outros exemplos incluem os estromatólitos, originados por atividades de microorganismos em ambientes aquáticos, que formam uma espécie de recife.

A criação das peças se baseou nas etapas de sedimentogênese e diagênese. Da mesma forma que essas formações são resultados do processo de sedimentação, nós somos formados por uma contínua e lenta coesão de partes fragmentadas do nosso percurso. Sedimentos das nossas vidas que sofreram erosão, sedimentos de pessoas que fizeram parte da nossa história e que foram trazidos por elementos do tempo, sedimentos dos nossos processos de mudança. O resultado dessas camadas irá conter a história de todas as etapas, deixando à mostra a essência da nossa Rocha.

NESSE MOMENTO PIETRA SENTE

E SE MOSTRA

MAIS ALINHADA

ELA SABE, E COMO

COMO É PIETRA?

FORMADA POR UMA CONTÍNUA E LENTA

COESÃO

DE PARTES FRAGMENTADAS

CAMADA POR CAMADA DE SEDIMENTOS

COMPACTADOS COM O PASSAR DO TEMPO

ALEGRIAS, DORES, EROSÃO,

SEDIMENTOGÊGESE.

PROCESSOS, MUDANÇAS,

DIAGÊNESE.

PIETRA DEIXA À MOSTRA

AS CAMADAS DA SUA HISTÓRIA

SUA ESSÊNCIA

CLÁSTICA, QUÍMICA, BIOGÊNICA

PIETRA É ROCHA

bottom of page